segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Abertura da Porta Santa recebe cerca de 30 mil romeiros

Canindé

Aproximadamente 30 mil romeiros participaram neste domingo, 20, em Canindé, a 100Km de Fortaleza,  da cerimônia de abertura da Porta Santa. O ato religioso, realizado na Basílica-Santuário de São Francisco das Chagas, nesta cidade do Sertão Central, celebra o jubileu extraordinário da Misericórdia e o centenário da Arquidiocese de Fortaleza. A solenidade, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, teve início às 9 horas, explicaram representantes do Santuário de Canindé.
CANINDÉ - ABERTURA da PORTA SANTA > Neste domingo, 20, a Arquidiocese de Fortaleza e o Santuário de Sao Francisco das Chagas realizaram a cerimônia da Porta Santa, com a participação de 30 mil fiéis.  CRÉDITO > SANTUÁRIO de SÃO FRANCISCO de CANINDÉ
Na madrugada, por volta das 3 horas, cerca de 2 mil franciscanos, religiosos, fiéis, agricultores, lideranças comunitárias e membros de Conselhos Pastorais e moradores da região Sertão São Francisco das Chagas partiram da Igreja Matriz de Santo Antônio de Caridade para Canindé. Participavam da I Romaria da Seca. O percurso da romaria, de 21Km, marcando o centenário da grave seca de 1915, durou quatro horas. “A romaria também teve por objetivo chamar a atenção dos órgãos governamentais para a realidade em que vive as famílias do sertão cearense por conta da falta de acesso à água” ressaltou o Vigário Episcopal da Região, padre Dimas Gonçalves.
Em Canindé, os romeiros se concentraram na Quadra de Nossa Senhora das Dores, onde se uniram a fieis, devotos de São Francisco de todos os cantos do Ceará e até de outros estados, para participarem da procissão de abertura da Porta Santa, na Basílica. Após a procissão a multidão de fieis recebeu a benção do arcebispo de Fortaleza com água benta. Em seguida, frei Marconi Lins de Araújo, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, concelebrou a Santa Missa ao lado do arcebispo.
Completando a programação religiosa, às 16 horas frei Sérgio Moura celebrou a Santa Missa na Quadra de Nossa Senhora das Dores e as 18 horas foi frei Marconi Lins quem comandou o ato litúrgico cristão.
Ainda conforme membros do Santuário Franciscano de Canindé, o Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia teve início no dia 8 de dezembro passado, na solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Francisco.
A pedido do pontífice, igrejas particulares e santuários foram convidados a abrirem, neste tempo do Advento, a própria Porta da Misericórdia em comunhão com a Igreja de Roma. O Papa Francisco havia declarado no “Misericordiae Vultus”, Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, “será então uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”.
Por esse motivo, durante um ano as portas da Basílica de Canindé permanecerão abertas, marcando o Ano Santo da Misericórdia, vivenciando a luz da Palavra do Senhor. Em Fortaleza, a Arquidiocese também manterá a porta da Catedral da Sé aberta até dezembro do próximo ano, acrescentou a assessoria do Santuário de São Francisco de Canindé.
Canindé - Abertura da Porta Santa 20.12.15 (3)Canindé - Abertura da Porta Santa 20.12.15 (4)
Fotos: Santuário de São Francisco de Canindé
Informações
Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31 – Canindé
Telefone: (85) 3343-9950

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Criança atingida por bala.

Menina de 14 anos é morta no Benfica em Fortaleza; mãe e bebê são atingidas por bala Vítimas estavam na calçada de uma rua quando...