quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Professor encontra na wikipédia texto semelhante ao de questão da Uece

Questão e artigo da web trazem informações com as mesmas palavras.
Professor também contesta gabarito da questão na prova de geografia.

Elias BrunoDo G1 CE
Página da Região Metropolitana do Cariri na Wikipédia (Foto: Reprodução)Página da Região Metropolitana do Cariri na Wikipédia (Foto: Reprodução)
Uma questão da prova de Conhecimentos Específicos de Geografia aplicada na segunda fase do vestibular 2016.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na última segunda-feira (7) chamou atenção de um professor da área por conter um texto similar a um outro disponível na internet. O professor e especialista em geografia e meio ambiente Ítalo Trigueiro procurou o G1, informando ter encontrado texto semelhantena enciclopédia colaborativa Wikipédia. A Uece diz que a semelhança pode ser indicativo de que a prova e a wikipédia usaram a mesma fonte de informações.
Questão da UECE pode ter usado como fonte a Wikipédia, diz professor (Foto: Reprodução)Professor copiou e colou texto de questão e encontrou
semelhante na web (Foto: Reprodução)
O professor afirmou que percebeu a semelhança entre os textos quando checava o resultado da prova. “Copiei o texto e colei na web e era igual ao da Wikipédia. Achei um descaso muito grande com os conceitos geográficos, um descaso com a academia, com a ciência em si”, opina o professor.
A questão apontada pelo professor é a que cita as cidades da Região Metropolitana do Cariri. Na prova, os dois primeiros itens trazem informações de Juazeiro do Norte e Crato na mesma ordem que o texto da seção “municípios” no verbete sobre a Região Metropolitana do Cariri na Wikipédia (veja nas imagens). Na página do artigo, até a noite desta quarta-feira (9) Wikipédia informa última modificação no texto ocorreu às 2h10 do dia 19 de novembro de 2015, 18 dias antes da aplicação da prova da Uece.

G1 comparou os textos e constatou que os dois primeiros itens da questão têm informações similares e na mesma sequência que o seguinte texto da Wikipédia: "Juazeiro do Norte, além de ser a metrópole regional do Cariri, é a maior e mais importante cidade do interior do Ceará, com 263 mil habitantes(IBGE-2014), é o terceiro maior pólo da indústria de calçados brasileiros, depois de Franca(SP) e Novo Hamburgo(RS) (...)O município do Crato é o maior em área, com 1.176km² e o único da região com IDH alto. Juazeiro do Norte é o menor município, com 248km², porém o mais populoso e com a maior economia da região".
Professor questiona gabarito
Além da semelhança com o artigo da Wikipédia, o professor Ítalo também questiona o gabarito da questão, que dá os três itens como corretos. “A questão fala que a Região Metropolitana do Cariri é uma metrópole regional, mas, na verdade, trata-se de um Centro Subregional”, contesta. O professor também sugeriu fontes que trazem conceitos similares ao da questão. “Eles podem usar o livro 'Urbanização Brasileira', do Milton Santos ou o Instituto Cidades”, afirma.
Comissão nega Wikipédia como fonte
Por e-mail, o presidente da Comissão Executiva de Vestibular (CEV) da Uece, Fábio Perdigão, disse “em nenhuma questão de nosso concurso vestibular foi citada a fonte Wikipédia”. O presidente da CEV ressaltou ainda que “o fato do texto do Wikipedia se assemelhar ao texto da questão não quer dizer que esta seja a fonte, pode ser indicativo que tanto os autores da questão como o fornecedor dos dados para o Wikipédia tenham usado a mesma fonte de referência sobre o assunto”.
Ainda na nota, Perdigão diz que a CEV aguarda os recursos para analisar se a resposta da questão está certa ou errada. “Caso a resposta esteja certa será mantida a questão, caso esteja errada ela será anulada”, afirmou. Segundo o edital do Vestibular 2016.1 da Uece, o prazo para recursos terminou nesta quarta-feira (9) e a data limite de divulgação do resultado do julgamento de recursos é no dia 21 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Raio de Canindé bota pra lascar.

Foi preso na noite de terça feira no bairro do “S”,  individuo portando um revolver cal. 38 o nome dele não foi divulgado, o que se sabe p...