quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Quase 80 açudes públicos do Ceará estão com menos de 5% de água

Quixeramobim

O volume hídrico dos 153 açudes públicos do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) está quase chegando os 10%. No último boletim emitido pela Cogerh, dia 4, da capacidade de 18,68 bilhões de m³, apenas 2,44 bilhões de m³ estavam disponíveis. Esse número representa 13,07% da capacidade total no Estado. Complementando esses dados 78 açude estão com cota abaixo dos 5%. Oito deles estão completamente secos. Em breve mais cidades do Interior passarão a enfrentar o mesmo colapso registrado em Quixeramobim e Boa Viagem, onde poços profundos e carros-pipa estão abastecendo as sedes. Nelas há maior concentração de moradores.
Açude Quixeraamobim - 05.12.15 (1)
Na Bacia do Alto Jaguaribe, dos 24 reservatórios públicos 15 apresentam volume inferior a 3%. Além da Bacia do Banabuiú, com 3,3 % do seu volume, a do Curu, apresenta praticamente o mesmo percentual. A do Sertões de Crateús, está apenas com 1,3 %, a do Baixo Jaguaribe apresenta o quadro mais críticos, com apenas 0,2%. E não há perspectiva de melhoras até fevereiro do próximo ano. Esse é o diagnóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para este trimestre. Conforme os meteorologistas o Oceano Pacífico Equatorial apresenta, atualmente, elevada anomalia de aquecimento, caracterizando o El Niño mais intenso desde 1997/1998.
Diante do quadro crítico a expectativa em Quixramobim é de conclusão da adutora de montagem rápida, a qual bombeará água do Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, para o sistema de abastecimento do SAAE local. A previsão de conclusão da obra é fevereiro. Todavia, como mais de 60% dos 60Km de dutos já foram instalados, até janeiro o fornecimento para  aproximadamente 15 mil imóveis estará normalizado. Atualmente o Pedras Brancas, que abastece Quixadá, tem 63,4 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 13,9% de sua capacidade total, 456 milhões de m³.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, esperava que a adutora começasse a funcionar antes do natal. Ele reconhece o esforço dos técnicos da Sohidra e da empreiteira responsável pela execução da obra, mas reavaliou suas estimativas. O abastecimento realmente será normalizado a partir do início do próximo ano. Até lá o sistema de ponteiro instalado n barragem e os mais de 50 poços continuarão suprindo a demanda mínima. Nas partes mais altas da cidade os carros-pipa continuarão fazendo o abastecimento das residências e chafarizes. Desde o início do mês o Governo do Estado não estava fazendo o repasse dos recursos financeiros para pagamento dos pipeiros. “Ontem a situação foi normalizada”, completou o prefeito.
RECURSOS HÍDRICOS > Em Quixeramobim, o SAAE está buscando todas as alternatitivas para abastecer a população. São mais de 50 mil consumidores.
Açude Quixeraamobim - 05.12.15 (47)Além de Boa Viagem e Quixeramobim o Governo do Estado reconhece como criticas a situação de Milhã, também no Sertão Central, e Parambu, nos Inhamuns. Em Independência, a adutora já está em fase de testes. Ibicuitinga, Arneiroz e agora Cedro, aguardam a instalação de dutos para abastecimento das suas áreas urbanas. No início de outubro o Governo do Estado já havia reconhecido a situação crítica de escassez de água. Na época foi decretada situação de emergência em 67 municípios do Ceará.
Veja também no Diário do Nordeste > Açudes do Ceará chegam à casa dos 12% de reserva
Mais Informações
Secretaria dos Recursos Hídricos
Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/Nº – Cambeba / Fortaleza
Telefone: (85) 3101-4021

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Codece vai reformar galpão da fábrica em Canindé, afirma vereador Assis Vieira

O vereador Assis Vieira afirmou na tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária da última sexta-feira (11), que a Companhia de Desen...