sábado, 19 de dezembro de 2015

Romaria da Seca sairá de Caridade para Canindé

Canindé Um marco histórico para o sertanejo, dos 100 anos da pior seca do Ceará, a de 1915, será relembrado pela Arquidiocese de Fortaleza, na madrugada de sábado para domingo, com uma marcha religiosa de 21 quilômetros. Franciscanos, religiosos, fiéis, agricultores, lideranças comunitárias, membros de Conselhos Pastorais e moradores do Sertão Central se concentram em Caridade e partem, pela BR-020, até Canindé.
Essa é a primeira Romaria da Seca realizada na região. A concentração está programada para a Igreja Matriz de Santo Antônio de Caridade, com partida logo após solenidade eucarística. A comunidade religiosa franciscana seguirá pela rodovia federal até o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, entoado o tema "Tenho sede. Onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver desespero, que eu leve a esperança", explicam os organizadores.
Segundo o vigário episcopal da região, padre Dimas Gonçalves, a romaria pretende chamar atenção dos órgãos governamentais para uma realidade que perdura ao longo dos anos, a falta de acesso à água por famílias do sertão: "O sertão não precisa de esmola, de medidas paliativas. Precisa de quem governe e olhe para ele com determinação, coragem e empreendedorismo".
Missa do Vaqueiro
Em Itatira, cidade vizinha a Canindé, centenas de vaqueiros e vaqueiras deverão se concentrar diante de outro altar cristão para um encontro mais tradicional, a Missa do Vaqueiro. Eles partem da Fazenda Serra Verde, num percurso de seis quilômetros, com destino à Igreja de Menino Jesus. Em cima dos seus cavalos participam da celebração religiosa, recebem a bênção e, no momento do ofertório, os vaqueiros depositam no altar instrumentos usados com os animais.
Conforme o idealizador da cavalgada e da Missa do Vaqueiro, o vereador Paulo Ruberto Mota, o encontro integra dos festejos alusivos ao padroeiro do Município, Menino Deus, realizados pela paróquia local de 14 a 25 de dezembro. Neste ano, a Missa, que será realizada no fim da tarde, chegará à sua 11ª edição. O ritual terá início às 10h, com concentração, na Fazenda Serra Verde, aminada por emboladores e cantadores. Às 16h partem em cavalgada para a Igreja Matriz do Menino Deus.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ministério Público recomenda que prefeita realize o pagamento de servidores pontualmente

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Canindé, baixou uma Portaria de instauração de pr...