quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cartórios eleitorais de 25 municípios do Ceará funcionarão aos sábados

Funcionamento aos sábados ocorrerá das 8 h às 12 h.
Agendamento pode ser feito no telefone 148 e no site do tribunal.

Do G1 CE
Biometria SC (Foto: Tribunal Superior Eleitoral/Divulgação)Cadastramento biométrico deve ser realizado até 18
de março (Foto: TSE/Divulgação)
Eleitores de 25 municípios do Cear vão ter opção de agendar para as manhãs de sábado o atendimento em seus respectivos cartórios eleitorais e realizar o recadastramento biométrico obrigatório.

A ampliação do horário de atendimento foi regulamentada na portaria conjunta da presidência e da corregedoria do  Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE).

A portaria, publicada no Diário da Justiça Eleitoral (DJE) de 22 de janeiro, determina que o horário de funcionamento do cartório eleitoral nesses municípios será das 8 h às 17 h – de segunda a sexta-feira – e das 8 h às 12 horas nos sábados. A partir de sábado (30), os eleitores dessas zonas eleitorais já encontrarão esta nova opção de atendimento.

A medida foi adotada pelo TRE-CE, considerando o porte das zonas eleitorais que abrangem os 46 municípios que se encontram atualmente em revisão eleitoral, e o respectivo eleitorado atendido até a presente data, de modo a garantir o atingimento de parcela razoável dos eleitores ao final do processo de recadastramento biométrico obrigatório, previsto para o próximo dia 18 de março.

O atendimento aos eleitores acontecerá exclusivamente nas sedes das zonas eleitorais. Segue a relação dos vinte e cinco municípios que compõem as respectivas zonas: Barbalha (31ª ZE), Bela Cruz (sede) e Marco (96ª ZE), Brejo Santo (sede) e Porteiras (70ª ZE), Cariré (sede) e Groaíras (65ª ZE), Horizonte (78ª ZE), Itaitinga (100ª ZE), Jardim (42ª ZE), Jati (sede) e Penaforte (102ª ZE), Jucás (sede) e Carius (43ª ZE), Maracanaú (104ª e 122ª ZE), Missão Velha (16ª ZE), Paraipaba (103ª ZE), Tianguá (sede) e Frecheirinha (81ª ZE), Várzea Alegre (sede) e Farias Brito (62ª ZE), Crato (27ª ZE), Itapagé (41ª ZE), Itapipoca (17ª ZE) e Viçosa do Ceará (35ª ZE). 
Cadastro
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, CPF e comprovante de endereço, para comprovação da área eleitoral. Quem não possui título de eleitor e desejar tirá-lo, a emissão pode ser feita durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, homens também devem apresentar o o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Agendamento
O TRE-CE montou uma infrastrutura para atender a todos os eleitores, através do agendamento, que pode ser feito no telefone 148 e no site do tribunal. Em todo o Ceará, mais de 1 milhão e 300 mil eleitores já fizeram o recadastramento e poderão votar em 2016 através da identificação biométrica.
Os eleitores de Sobral, Alcântaras, Forquilha, Aquiraz, Eusébio, Crateús, Ipaporanga e Juazeiro do Norte já votaram em 2014, através da biometria. Em 2015, mais oito municípios encerraram os trabalhos de recadastramento: Ibiapina, Limoeiro do Norte, Camocim, Ubajara, Milagres, Abaiara, Iguatu e Quixelô.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem é executado com vários tiros no bairro Campo Velho, em Quixadá

O clima de aparente calmaria e tranquilidade de Quixadá, foi quebrado na noite deste sábado (14) quando um homicídio a bala foi registrado...