domingo, 14 de fevereiro de 2016

Iniciada 'operação de guerra' contra o Aedes aegypti

"É uma guerra de guerrilha. Nosso inimigo é invisível e temos que ir até sua trincheira, atacá-lo e exterminá-lo". A fala do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo marcou, neste sábado, a grande mobilização promovida no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Em uma força-tarefa que inclui governos federal, estadual e municipal e Forças Armadas, foram realizadas, em Fortaleza e Interior, ações de conscientização sobre a necessidade de prevenção contra o mosquito, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O evento de divulgação do movimento na Capital, que, além do ministro, teve a presença do governador Camilo Santana, do prefeito Roberto Cláudio e do comandante da 10ª Região Militar, general Freire Gomes, representou o início efetivo da participação de três mil homens do Exército no esforço no Estado. Desde ontem, militares visitam as casas de Fortaleza orientando a população, buscando e eliminando criadouros.
"Hoje estamos iniciando uma nova etapa desse enfrentamento, que une governo federal, governos estaduais, prefeituras e Forças Armadas", destacou o ministro. "Temos que mostrar que um mosquito não é mais forte que um País inteiro. E só vamos terminar quando sairmos vitoriosos", acrescentou.
Operação
Segundo o general Freire Gomes, o Dia de Mobilização foi a segunda fase da operação do Exército de combate ao Aedes Aegypti. Ao todo, serão quatro etapas. A primeira, já concluída, consistiu no processo de preparação dos militares junto aos agentes de saúde para realizar as abordagens. A terceira inclui as visitas casa a casa, que começaram neste sábado em Fortaleza e devem seguir por toda a próxima semana. Ontem, o trabalho foi a bairros como Aldeota, Meireles, Praia do Futuro, Pirambu, Barra do Ceará, Centro, Aeroporto, Aerolândia e Jangurussu. A partir de segunda-feira, devem ser iniciadas campanhas e palestras informativas nas escolas, último eixo do esforço.
Segundo Camilo Santana, o reforço das Forças Armadas no trabalho terá papel decisivo no controle do vetor. "Sem a mobilização de todos, dificilmente vamos eliminar o mosquito", destacou o gestor. Dentre as estratégias utilizadas para prevenção, o governo do Estado pretende visitar todas as casas e estabelecimentos no Ceará e distribuir à população telas para vedar caixas d'água.
No lançamento da mobilização, Santana ainda sancionou Lei Estadual que autoriza o ingresso forçado de agentes de saúde e endemias em imóveis fechados. A legislação foi aprovada na última quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Ceará. Conforme o governador, a medida só será posta em prática depois que os agentes receberem orientações jurídicas sobre como proceder em cada situação. "Primeiro tem que ser feita a notificação ao proprietário e dado um prazo para que tome providências. Caso ele se recuse a permitir a entrada no imóvel, aí sim poderemos utilizar força policial para ingressar", afirmou.
Para o prefeito Roberto Cláudio, a entrada nos imóveis fechados é uma das maiores dificuldades para o combate na Capital. "O mosquito está na cidade inteira, mas a infestação é maior nos bairros nobres da Regional II, exatamente pela dificuldade de entrar nos imóveis", observou.
Interior
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino Alencar, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, comandaram o Dia de Mobilização contra o Aedes Aegypti, no Crato e em Juazeiro do Norte, no Cariri. Higino convocou a população a aderir à causa. Em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), André Figueiredo, ministro das Comunicações, marcou presença. Os municípios de Sobral e Iguatu também participaram do movimento. Foram distribuídos panfletos aos moradores e realizadas orientações sobre como eliminar os criadouros do vetor.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem é executado com vários tiros no bairro Campo Velho, em Quixadá

O clima de aparente calmaria e tranquilidade de Quixadá, foi quebrado na noite deste sábado (14) quando um homicídio a bala foi registrado...