terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Justiça do CE determina afastamento de presidente da Câmara de Russas

Juiz determinou afastamento de outro vereador e de uma assessora.
Os três são acusados do crime de peculato.

Do G1 CE
Dois vereadores e uma assessora da Câmara Municipal de Russas, no interior do Ceará, foram afastados dos cargos por tempo indeterminado pela Justiça, nesta segunda-feira (22). A decisão, do juiz  Abraão Tiago Costa e Melo, atende  a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em denúncia de 15 de dezembro de 2015 pelos promotores de Justiça Luiz Dionísio de Melo Júnior, Cleiton Sena de Medeiros, Davi Carlos Fagundes Filho e Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves.
Conforme a denúncia do MP, no dia 7 de maio de 2015 foi instaurado Procedimento Investigatório Criminal para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos da Câmara Municipal de Russas, que estaria sendo efetuado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Estácio. “Assessores `fantasmas´ foram nomeados pelo vereador Marcos Estácio para possibilitar o desvio de verbas públicas oriundas da Câmara Municipal”, explica o promotor de Justiça  Luiz Dionísio de Melo Júnior.
De acordo com o Ministério Público, O “esquema” consistia em nomear pessoas que  não prestavam qualquer tipo de serviço e que, ao receber os pagamentos referentes ao salário mensal,  repassavam para o presidente da Câmara, Marcos Estácio, e para o vereador Aécio Paixão.
Consignados
Além disso, os “assessores” dos vereadores realizaram empréstimos consignados, repassando o valor obtido para os dois. Assim, Marcos Estácio e Aécio Paixão obtiveram, indiretamente, empréstimos bancários, para uso pessoal, que eram pagos com recursos públicos.
Natália Lins, que vive em união estável com o vereador Marcos Estácio e ocupa cargo de assessora na Câmara, participou do crime intermediando junto aos “assessores fantasmas” a realização dos empréstimos consignados revertidos fraudulentamente em favor de Marcos Estácio e Aécio Paixão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem é executado com vários tiros no bairro Campo Velho, em Quixadá

O clima de aparente calmaria e tranquilidade de Quixadá, foi quebrado na noite deste sábado (14) quando um homicídio a bala foi registrado...