terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Retomada das chuvas no Estado

Iguatu A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva, de domingo para ontem, em 40 municípios. A previsão confirmou-se com maior pluviometria na região Noroeste do Estado. As cinco maiores precipitações foram observadas em Guaraciaba do Norte (35mm), Reriutaba (29mm), Quixadá (28mm), Sobral (26mm) e Uruoca (26mm). Há previsão de retomadas das chuvas para os próximos três dias no Centro e Norte do Estado.
O tempo permanece nublado, mas as precipitações têm sido localizadas e, desde o início deste mês, houve uma redução no índice pluviométrico. De acordo com o meteorologista da Funceme, David Ferran, o posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) passou a favorecer a ocorrência de chuvas nas regiões Centro e Norte. "O sistema, cujo centro estava sobre o Estado, deslocou-se. Para as próximas 72h há previsão de chuva em mais municípios", explicou o meteorologista.
O VCAN é o sistema que provocou a chuvarada no decorrer da segunda quinzena de janeiro passado, enchendo rios, riachos e açudes na região do Inhamuns e em outras áreas do Estado. "O posicionamento das bordas favorece a ocorrência de chuva", esclarece Ferran.
O principal sistema que favorece a ocorrência de precipitações durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio) é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se aproximou um pouco do Estado nas últimas horas. No próximo dia 20, a Funceme divulga o segundo prognóstico de chuva para os meses de março, abril e maio. "A probabilidade é de manter a categoria abaixo da média", adiantou.
Em janeiro passado, a Funceme divulgou o primeiro prognóstico de chuvas para o trimestre (fevereiro, março e abril), apontando 65% de chance das chuvas permanecerem abaixo da média histórica para o período. Este índice deve permanecer na próxima previsão.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Sindicato Rural realiza eleição para Nova Diretoria no domingo (20)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé realizará no próximo domingo (20) eleição para a escolha da nova diretoria.  Duas chapas...