segunda-feira, 14 de março de 2016

Retorno da chuva traz de volta a esperança do sertanejo

Depois de mais de 30 dias sem registros de chuva em várias regiões do sertão do Ceará, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou precipitações em, pelo menos, 84 cidades. A precipitação foi verificada em Umari, no sudeste do Estado, 125 mm, seguida de Iguatu 86 mm e Quixelô 82 mm, na região Centro-Sul 86 mm e Orós 70 milímetros.

As chuvas ocorreram principalmente durante a madrugada. Em Iguatu veio acompanhada de relâmpagos e trovões. A precipitação teve pluviometria variada. Em Crateús, em apenas 40 minutos a chuva de 67 milímetros causou alagamentos e uma pessoa morreu.

Mesmo em cidades onde a chuva foi menos intensa, como Chorozinho, as nuvens escuras foram motivo de comemoração. A previsão de chuva para o Interior do Ceará por causa da formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, nuvens pesadas. Já o principal sistema causador de chuva no período de fevereiro a maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua afastada do Estado. 

Na manhã de ontem choveu em várias cidades dos Sertões de Canindé. Durante o dia, chuvas em Canindé, Caridade, Paramoti, General Sampaio, Apuiarés, Tejuçuoca e Pentencoste.

Em Paramoti, muitos aproveitaram para tomar banho na Barragem do Porcinato que fica no centro da cidade. Outros foram para o rio Canindé em busca da captura de peixes.

Quem trafegava pela BR-020 ganhou de presente um espetáculo da natureza. Um arco íris de ponta a ponta na rodovia federal.

De acordo com a Funceme, vai continuar chovendo no Ceará. A previsão é que as chuvas fiquem intensas a partir do dia 15 de Março, quando acontece o inicio da passagem do Equinócio.




Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homicídio em Canindé

O fato aconteceu na praça Tomas Barbosa. Os suspeitos já foram presos por populares.  João Paulo Ferreira Justino Torres é o nome do ...