quinta-feira, 14 de julho de 2016

450 celulares são apreendidos

Uma vistoria realizada na última segunda-feira (11) na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I), em Itaitinga, resultou na apreensão de 450 celulares e três quilos de drogas, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).
Conforme a Sejus, a ação foi realizada por agentes penitenciários e teve o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE). As buscas continuaram ainda durante o dia de ontem. A Pasta não informou se houve acréscimo na quantidade de material ilícito apreendido na operação.
Ontem, várias mulheres, companheiras, mães e parentes dos detentos, fizeram uma interdição na BR-116, na altura do Km 17, em frente à entrada da unidade. No protesto elas utilizaram paus e pedras e queimaram pneus. Segundo elas, a reclamação era que não havia informações oficiais relativas aos presos sendo repassadas às familiares.
Houve diversos momentos de negociação e um grupo de seis mulheres chegou a ser convidado a entrar na unidade, para conversar com o diretor. Entretanto, conforme fontes ligadas aos trabalhos executados durante a vistoria, a insatisfação seria por conta das apreensões dos aparelhos celulares, que teria as deixado sem informações dos parentes.
A reportagem esteve no local, no fim da tarde de ontem. As mulheres negaram que a insatisfação fosse por conta da localização dos telefones. "Celular já já entra de novo. Nossa preocupação é que ninguém sabe como está lá dentro. Ninguém sabe o que está acontecendo, como eles estão, se estão bem", disse uma das mulheres.
Nova interdição
Por volta das 18h, o grupo resolveu novamente bloquear um lado da rodovia. Rapidamente foram dispersadas pela equipe policial que fazia a segurança do portão do presídio. Um disparo foi ouvido. Uma das mulheres, na dispersão, acabou sendo atingida por um carro e machucou o braço esquerdo, sendo amparada pelas outras manifestantes.
A informação repassada para a reportagem era que as mulheres iriam receber notícias sobre os presos nesta quarta-feira. Contudo, relatos individuais, somente no sábado, quando as visitas acontecerão normalmente. Conforme a Sejus, os encontros entre familiares e presos vêm sendo assegurados e estão garantidos conforme escala já conhecida pelas partes.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Homem é executado com vários tiros no bairro Campo Velho, em Quixadá

O clima de aparente calmaria e tranquilidade de Quixadá, foi quebrado na noite deste sábado (14) quando um homicídio a bala foi registrado...