quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Migração total para a TV digital tem início em Fortaleza e 14 municípios

Sinal analógico vai ser totalmente desligado em 26 de julho de 2017.
Famílias de programas sociais vão receber conversores digitais.

Do G1 CE

TV 4K de 65 polegadas (Foto: Daniela Braun/G1)Televisão digital oferece maior qualidade da imagem (Foto: Daniela Braun/G1)









Começou nesta semana o processo de migração do sinal analógico para digital de TV aberta em Fortaleza e outros 14 municípios do Ceará. No prazo de um ano, em 26 de julho de 2017, o sinal analógico de TV aberta será desligado na região e as transmissões dos canais serão feitas apenas pelo sinal digital, que proporciona imagem e som de melhor qualidade, livre de chiados, chuviscos e "fantasmas".

O processo é conduzido pela Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a instituição vai informar a população sobre o que precisa ser feito para ter acesso à TV Digital.

Para isso, vai oferecer suporte didático, desenvolver campanhas de comunicação e mobilização social, bem como distribuir kits com antenas e conversores para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

“Este processo representa um grande avanço tecnológico, pois coloca o Brasil no mesmo patamar de transmissão televisiva de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já realizaram o desligamento do sinal analógico”, afirma Antonio Carlos Martelleto, Diretor Geral da Seja Digital.

Segundo ele, a prioridade da entidade é promover ações didáticas voltadas, principalmente, para o esclarecimento da população sobre a transição, assegurando que todos estejam preparados para o novo momento da TV no Brasil. “Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a população para que não fique sem acesso ao sinal dos canais de TV aberta”, explica.

Transição
Durante o período de transição, os telespectadores de Fortaleza e região que assistem os canais de TV aberta passarão a ver durante a programação um sinal com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal da TV é analógico.

Com a proximidade do prazo para a migração do sinal, a letra “A” aparecerá com maior frequência. Dois meses antes do prazo, a indicação estará fixa na tela. No dia 26 de julho de 2017, o sinal analógico será desligado e apenas o sinal digital estará disponível.


Além de Fortaleza, o sinal analógico será desligado em outros 14 municípios do estado: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Sobral.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Sindicato Rural realiza eleição para Nova Diretoria no domingo (20)

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé realizará no próximo domingo (20) eleição para a escolha da nova diretoria.  Duas chapas...